Guia completo sobre o uso de EPIs no trabalho: dicas de segurança

Guia completo sobre o uso de EPIs no trabalho: dicas de segurança

Compartilhe esta postagem

Quando o assunto é segurança no local de trabalho e atividades mais arriscadas, poucos detalhes são tão importantes quanto o uso de EPIs, conhecidos como Equipamentos de Proteção Individual.

Esses instrumentos e acessórios são obrigatórios para que todas as pessoas tenham a proteção necessária para desempenhar as suas devidas funções no dia a dia de trabalho.

Neste artigo, falaremos mais detalhadamente sobre os tipos de EPIs e como mantê-los em boas condições para garantir a eficácia deles. 

O que são EPIs e qual a sua importância?

EPIs é a sigla utilizada para Equipamentos de Proteção Individual e diz respeito a todos os dispositivos e instrumentos usados individualmente por trabalhadores para protegê-los contra riscos à saúde e integridade física deles. 

Normalmente, esses equipamentos são associados às funções em ambientes de trabalho. Contudo, eles também são utilizados em algumas atividades esportivas que demandam uma maior atenção e proteção para serem realizadas.

Nestes casos, eles não são estritamente considerados como EPIs igual no contexto laboral, mas compartilham a mesma importância de proteger a pessoa contra acidentes e riscos existentes.

No geral, o uso de EPIs no trabalho e demais atividades é importante para:

  • oferecer proteção contra quedas, lesões físicas, elementos químicos, altas temperaturas, eletricidade, entre outros fatores;
  • prevenir diversos tipos de acidentes;
  • seguir as diretrizes estabelecidas pelas Normas Regulamentadoras (NRs);
  • prevenir doenças ocupacionais decorrentes de ambientes de trabalho;
  • proporcionar segurança psicológica e emocional aos trabalhadores;
  • estimular o treinamento dos trabalhadores com intuito de criar motivação para o uso de EPIs.

Leia mais: Saiba o que é a NR 33 e entenda como ela protege o trabalhador!

Tipos comuns de EPIs

Existem vários tipos de EPIs que foram elaborados para oferecer a máxima proteção possível aos trabalhadores. Assim, eles são capazes de desempenhar a função laboral com segurança e estabilidade.

Os EPIs mais comuns são:

  • cinturões de segurança;
  • dispositivos antiquedas;
  • capacetes;
  • óculos de proteção;
  • luvas;
  • itens de proteção respiratória e auditiva;
  • mosquetões;
  • calçados de segurança.

Esses são os produtos e dispositivos mais conhecidos no meio de trabalho. Entretanto, a escolha dos tipos de EPIs depende dos riscos que determinadas atividades laborais oferecem.

Por exemplo, existem EPIs para trabalho em altura que são mais específicos para esse tipo de atividade.

O importante é analisar quais riscos existem nas funções exercidas para determinar os tipos de EPIs e instruir sobre o uso correto deles, bem como a importância de utilizá-los no dia a dia.

Uso de EPIs no trabalho: entenda a importância

Como manter os EPIs em boas condições?

É importante ressaltar que manter os EPIs em boas condições de uso é fundamental para garantir a segurança dos trabalhadores. 

Inclusive, fornecer equipamentos em más condições pode resultar em consequências legais, como penalidades, multas e ações judiciais.

Isso porque essas condições colocam os trabalhadores em riscos de lesões graves e demais acidentes que podem comprometer a saúde e integridade física deles.

Para evitar que isso aconteça, listamos as diretrizes básicas para manter os EPIs em boas condições:

1. Armazenamento adequado

Para garantir que o uso de EPIs tenha melhor eficácia na prevenção de acidentes e demais riscos, é de suma importância fazer o armazenamento adequado deles.

O mais indicado é optar por locais sem exposição direta à luz solar e mais secos, porque a umidade pode prejudicar os materiais dos equipamentos.

Além disso, é preciso mantê-los afastados de elementos químicos e outras substâncias que podem danificar a qualidade do produto.

2. Limpeza regular é essencial

Outra diretriz essencial é realizar a limpeza regular dos equipamentos e acessórios de proteção para prevenir doenças de pele oriundas de bactérias, fungos e aumentar a durabilidade deles.

É interessante que eles sejam limpos após cada uso e com base nas instruções fornecidas pelo fabricante.

Na maioria das vezes, é indicado utilizar água morna e sabão suave ou produtos não abrasivos.

3. Verificações pré-uso e manutenção preventiva

Antes de realizar qualquer função, é necessário verificar se todos os componentes do equipamento estão em perfeito estado de funcionamento.

Isso é importante para evitar que aconteça alguma falha durante a realização de uma demanda que pode ocasionar em um acidente de trabalho em altura ou em outras características, por exemplo.

Por isso, quando for o caso, faça manutenções preventivas e sempre verifique as condições de uso antes da atividade ser realizada.

4. Importante: substituição de componentes desgastados

Digamos que você tenha feito uma inspeção pré-uso e tenha reparado que um componente específico está desgastado. 

Neste caso, é fundamental fazer a substituição imediata dele para evitar qualquer problema maior que possa comprometer a saúde e integridade física do trabalhador.

5. Treinamento de uso adequado

Tão importante quanto verificar as condições de uso dos equipamentos, é garantir que os trabalhadores saibam usá-los corretamente.

Ou seja, entender para que servem, como fazer os devidos ajustes e saber mais detalhadamente sobre as condições deles para que possam ajudar a identificar desgaste e outros detalhes de segurança.

Uso de EPIs no trabalho: entenda a importância

6. Feedback dos usuários

Já que os trabalhadores fazem o uso de EPIs, nada mais justo do que eles passarem feedbacks sobre as próprias ferramentas e acessórios, não é mesmo?

Neste sentido, é importante estimular que os funcionários falem sobre o que acham dos equipamentos, se são confortáveis ou não ou se oferecem estabilidade, por exemplo.

Assim, eles poderão relatar qualquer problema que possa aparecer, o que ajuda a identificar riscos e prevenir acidentes.

No mais, é de suma importância contar com fornecedores que tenham compromisso com a qualidade e conforto dos EPIs, como temos na Innova Safety!

Nossa missão é oferecer os melhores produtos e acessórios que garantem a segurança de atividades laborais e esportivas, sem deixar de lado o conforto. 

Conheça a Innova Safety e tenha acesso a produtos de alta qualidade!

Conclusão

O uso de EPIs é primordial para a promoção de segurança nos ambientes de trabalho e demais atividades esportivas que contêm riscos.

Para escolher os melhores, é importante entender quais são os perigos que existem nas atividades que serão realizadas. Assim, é possível ver quais tipos de EPIs são necessários para oferecer a proteção adequada para a pessoa.

Além disso, toda empresa deve promover o uso de EPIs para estar alinhada com as diretrizes estabelecidas nas Normas Regulamentadoras.
Gostou deste assunto e quer aprender mais sobre equipamentos de segurança e atividades em altura? Acesse a comunidade da Innova Safety!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras postagens da comunidade

Nosso horário de atendimento é de segunda à sexta das 08:00 às 18:00. Aos fins de semana e feriado não há atendimento.

Por favor insira seus dados para ser redirecionado ao setor responsável

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdo.