Como prevenir um acidente por queda em altura? Confira este guia!

Como prevenir um acidente por queda em altura? Confira este guia

Compartilhe esta postagem

Trabalhos em locais elevados podem ser uma necessidade vital em várias profissões, mas também apresentam riscos significativos de acidentes. Logo, é essencial garantir a segurança dos trabalhadores por meio de medidas que ajudam a prevenir queda em altura.

Essas medidas envolvem tanto a implementação de equipamentos de proteção quanto a promoção de uma cultura organizacional que valoriza a segurança.

Neste conteúdo, mostraremos dicas para prevenir queda em altura e ter um ambiente de trabalho seguro.

Boa leitura!

O que é um sistema de proteção contra quedas?

O sistema de proteção contra quedas consiste em um conjunto de dispositivos e procedimentos projetados para prevenir acidentes em locais elevados. 

O principal objetivo desse mecanismo é garantir a segurança dos trabalhadores por meio da redução de riscos de quedas e os consequentes danos físicos.

Para isso, o sistema de proteção inclui algumas medidas de prevenção para trabalho em altura, como a instalação dos seguintes elementos:

  • grades de proteção;
  • ancoragens;
  • linha de vida;
  • uso de arneses de segurança.

Dessa forma, esse sistema é capaz de prevenir queda em altura e contribuir para a construção de ambientes de trabalho seguros para trabalhadores que operam em funções elevadas.

O que diz a NR 35 sobre trabalho em altura?

A Norma Regulamentadora 35 (NR 35) define os requisitos mínimos e medidas de prevenção para trabalho em altura. Ela foi criada para proteger a saúde e integridade física dos trabalhadores que realizam atividades acima de 2 metros do nível inferior, onde há risco de queda.

Primeiro, ela determina que o trabalho em altura só deve ocorrer se realmente for necessário.

Ou seja, se tiver outra maneira de executar o mesmo serviço sem expor os trabalhadores a altura, essa alternativa deve ser priorizada.

Caso o trabalho em altura seja inevitável, a NR 35 pede que a empresa e o trabalhador sigam uma série de procedimentos para garantir que tudo saia como o planejado. 

Isso começa com um planejamento criterioso, que envolve a análise de risco e a elaboração de um plano de execução para assegurar que todas as medidas de segurança estejam no papel antes de estar na prática.

Além disso, a NR 35 diz que todos os trabalhadores envolvidos nas funções em altura precisam passar por um treinamento para ficarem atualizados sobre as práticas seguras de trabalho.

A NR 35 também exige o uso correto e a inspeção periódica dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs), como:

  • talabarte;
  • mosquetões;
  • cinturão de segurança;
  • luvas e capacete;
  • sistema antiqueda;
  • dispositivos de resgate.

Leia também: EPIs Para Trabalho Em Altura: Garantindo A Segurança Dos Profissionais

Como prevenir um acidente por queda em altura?

As medidas de prevenção e recomendações para trabalho em altura são fundamentais quando falamos sobre segurança em locais elevados.

Acompanhe os passos cruciais que separamos para reduzir a probabilidade de acidentes por queda:

1. Equipamentos de segurança adequados

Como prevenir queda em altura? Confira medidas essenciais

Para começar, o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como cintos de segurança, talabartes, capacetes e calçados antiderrapantes é essencial e obrigatório segundo a NR 35.

Também são importantes os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), incluindo redes de segurança e plataformas de trabalho com guarda-corpo.

Os equipamentos devem atender aos requisitos estabelecidos pelas regulamentações pertinentes e ser devidamente ajustados para se adequar ao usuário.

2. Treinamento e conscientização

É de suma importância que todo e qualquer trabalhador que exerça funções elevadas seja instruído sobre como prevenir queda em altura.

Então, além de conhecer sobre o uso correto dos EPIs e EPCs, ele deve compreender os riscos inerentes a esse tipo de trabalho.

O treinamento também deve ser contínuo para manter os trabalhadores preparados e atualizados sobre as melhores práticas de segurança.

3. Inspeções regulares

Outra medida importante para prevenir acidentes de trabalho como a queda em altura é a inspeção regular do ambiente e dos equipamentos utilizados, com intuito de garantir que estão em condições seguras de operação.

Durante as inspeções, é essencial identificar e corrigir quaisquer problemas potenciais que possam comprometer a segurança dos trabalhadores.

Quando mantemos uma rotina de inspeções regulares, é possível identificar precocemente problemas e tomar as medidas necessárias para garantir um ambiente de trabalho seguro.

4. Organização do local de trabalho

A organização é um dos pilares para manter o ambiente de trabalho livre de obstáculos e prevenir acidentes.

Isso inclui manter as áreas de trabalho limpas e arrumadas, garantir que os materiais estejam armazenados de forma segura e que as vias de acesso estejam desobstruídas.

Além de reduzir o risco de quedas, a organização contribui para o melhor desempenho das funções no geral.

5. Procedimentos de emergência

Por mais que todos os procedimentos de segurança sejam seguidos, imprevistos podem acontecer e é importante estar preparado para lidar com eles de forma rápida e eficaz. 

Neste sentido, é preciso ter procedimentos de emergência bem estabelecidos para garantir a segurança dos trabalhadores em caso de incidentes.

Leia também: Resgate Em Altura: Procedimentos, Equipamentos E Treinamento

6. Comunicação efetiva

O que é um sistema de proteção contra quedas?

A comunicação efetiva é a chave para comunicar regularmente os procedimentos de segurança, relatar incidentes e manter todos os membros da equipe atualizados sobre as melhores práticas para agir em situações de emergência.

Entenda como a Innova Safety pode ajudar

Uma das principais maneiras de prevenir queda em altura e reduzir significativamente o risco de lesões graves ou fatais é utilizar equipamentos de segurança adequados. 

E você encontra equipamentos de alta qualidade na Innova Safety!

Somos uma fornecedora confiável que trabalha com produtos que unem conforto, segurança e qualidade para deixar atividades em alturas mais seguras.

Torne as atividades em altura mais seguras com os equipamentos da Innova Safety!

Conclusão

Adotar medidas para prevenir queda em altura é de suma importância para assegurar a saúde e integridade física dos trabalhadores em locais elevados.

Dentro dessas medidas, destacam-se a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs) adequados, a implementação de procedimentos de segurança específicos e a promoção de uma cultura organizacional voltada para a segurança. 

E tem mais, investir em treinamentos regulares, inspeções periódicas e comunicação eficaz sobre os riscos e precauções necessárias ajuda a reduzir significativamente o risco de acidentes por queda em altura.

Conte com a Innova Safety para encontrar a segurança que você precisa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras postagens da comunidade

Nosso horário de atendimento é de segunda à sexta das 08:00 às 18:00. Aos fins de semana e feriado não há atendimento.

Por favor insira seus dados para ser redirecionado ao setor responsável

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdo.