Certificados em equipamentos de escalada: conheça os principais e a importância! 

A importância da certificação CE e UIAA em equipamentos de escalada

Compartilhe esta postagem

O que é necessário para praticar atividades esportivas em altura com segurança? Sem dúvidas, um dos primeiros passos é conhecer os certificados de equipamentos de escalada. 

Esses certificados funcionam como selos de aprovação emitidos por instituições. Ou seja, os equipamentos que recebem a certificação estão aprovados para uso, já que seguem as normas de segurança, qualidade e confiabilidade. 

No Brasil, os dois principais selos são o Union Internationale des Associations d’Alpinisme (UIAA) e o Comissão Europeia (CE). 

Mas como eles funcionam? O que os equipamentos precisam ter para receber essas certificações? Responderemos todas essas perguntas neste conteúdo. 

Acompanhe com atenção para saber como comprar os melhores equipamentos de escalada! 

A importância da certificação CE e UIAA em equipamentos de escalada

Os certificados Comissão Europeia (CE) e Union Internationale des Associations d’Alpinisme (UIAA) são fundamentais para garantir que os equipamentos de escalada foram testados e estão de acordo com as regras de segurança que existem. 

O selo Comissão Europeia pode ser encontrado em todos os equipamentos que vieram da Europa, como o nome indica. Ele determina normas de produção para que os itens sejam comercializados e aprovados para utilização. 

Inclusive, é possível encontrar esse selo em outros produtos como eletrodomésticos, toalhas, tapetes e por aí vai. Por que é importante saber disso? Para ter consciência de que o certificado CE foca em requisitos que todos os produtos precisam ter. 

Ou seja, ele garante sim um padrão de qualidade, mas não é focado em equipamentos de escalada, por exemplo. 

Aqui entra a importância de também ter o certificado Union Internationale des Associations d’Alpinisme, a única certificação destinada aos materiais de montanhismo e escalada. 

O selo UIAA garante que os equipamentos dessas atividades cumprem as regras de segurança e são os mais recomendados para a prática. 

Portanto, todos os produtos de alpinismo, escalada e montanhismo que contam com o selo UIAA, também estão de acordo com o certificado CE, mas nem todos que têm o selo CE contam com o UIAA. 

Deu para entender? Então, vamos falar mais a fundo sobre como funciona cada certificação! 

Leia mais: Proteção Contra Quedas: Mantenha-Se Seguro Em Qualquer Ambiente!

Certificação CE (Conformité Européene)

Como você já sabe, a certificação CE é focada em todos os produtos que são comercializados na Europa ou que saem do continente para serem vendidos no mundo. Ele é um dos tipos de certificados de equipamentos de escalada. 

Listamos a seguir quais são os principais objetivos deste selo: 

Padrões de segurança

O primeiro objetivo da certificação CE é assegurar que os equipamentos seguem todas as regras de segurança que foram determinadas pela União Europeia. 

Isso significa que os itens passam por alguns testes que averiguam a resistência, qualidade e durabilidade deles. Esses procedimentos são feitos para garantir o funcionamento do produto durante a realização das atividades. 

Rastreabilidade e controle de qualidade 

Outro objetivo do selo CE é permitir a rastreabilidade e controle de qualidade do que é produzido. 

Como isso é feito? 

Basicamente, a certificação exige uma boa política de qualidade para focar em todas as etapas da fabricação, que envolve escolha dos materiais, confecção e por aí vai. 

Logo, existe um controle sobre a produção que garante um bom nível de qualidade e a possibilidade de rastrear os produtos que são feitos com essas características. 

Confiança do consumidor 

A certificação CE também serve para criar a confiança que o consumidor tem no produto. 

Isso porque os equipamentos que possuem esse selo significa que foram aprovados no quesito de segurança e passaram por um controle de qualidade. 

Entretanto, vale a pena lembrar da importância de também checar se o item possui a certificação UIAA. 

Consistência

Por fim, o certificado CE constrói uma consistência dentro da fabricação dos produtos. 

Ou seja, garante que a produção segue altos padrões de qualidade e exigências para que os itens sejam comercializados. 

Certificação UIAA (Union Internationale des Associations d’Alpinisme)

Certificados em equipamentos de escalada: conheça os principais e a importância

Dentro dos tipos de certificados de equipamentos de escalada tem o UIAA, que é destinado especialmente para equipamentos de escalada, alpinismo e montanhismo. 

Confira a seguir mais especificações deste selo: 

Testes práticos específicos 

Testes práticos são bem comuns em certificados de equipamentos de escalada. No caso do UIAA, é feita uma simulação específica da atividade para que o item seja colocado em ação como se fosse real. 

O objetivo deste teste é garantir que os equipamentos estão prontos para lidar com os desafios das atividades esportivas em altura. 

Foco na segurança em montanhismo e escalada 

Assim como mencionamos anteriormente, a UIAA é uma instituição que tem como foco atividades esportivas, como a escalada. 

Neste sentido, um dos principais objetivos dessa certificação é garantir a segurança das pessoas em escalada e montanhismo. 

Por isso, todos os equipamentos são testados e aprovados com simulações reais dessa prática esportiva. 

Reconhecimento internacional 

A escalada não é uma atividade de um único país, certo? Isto é, essa prática é conhecida no mundo todo, praticamente. 

Logo, outra característica do selo UIAA é o reconhecimento internacional que ele tem. Por mais que as normas locais possam sofrer alterações, o padrão de qualidade dos equipamentos com essa certificação permanece alto. 

Inovação e padrões em evolução 

Com o constante desenvolvimento da tecnologia, é normal que surjam novas atualizações na forma que os equipamentos são feitos. Por isso, a UIAA assume a responsabilidade de acompanhar as inovações e padrões em evolução que aparecem no mercado. 

Isso significa que, frequentemente, os produtos são revisados para procurar melhorias e atualizações. 

Elas podem ser para aumentar a qualidade, criar diferentes modelos ou até mesmo para deixar os equipamentos mais confortáveis

Em suma, esses são os dois principais certificados de equipamentos de escalada que são encontrados no Brasil e no mundo. 

É muito importante checar se os itens como cadeirinhas, capacetes, mosquetões, cordas, cintos paraquedistas e outros possuem essa certificação para garantir alto padrão de qualidade e aprovação por parte das instituições. 

Certificados em equipamentos de escalada: entenda a importância

Agora, onde encontrar equipamentos de escalada certificados? Sem sombra de dúvidas, o melhor lugar é a Innova Safety! 

Somos um fornecedor confiável que trabalha com equipamentos que oferecem o máximo de segurança, qualidade e conforto para atividades esportivas e profissionais em altura. 

No nosso catálogo, você encontra equipamentos de escalada certificados pela UIAA e com ótimo custo-benefício. 

Acesse o site da Innova Safety e encontre equipamentos certificados para ter a segurança que você precisa! 

Conclusão

Os certificados de equipamentos de escalada são o pilar mais importante para garantir que os produtos oferecem a segurança necessária para a prática dessas atividades. 

Em síntese, a certificação é uma forma de comprovar que os itens são testados e aprovados por instituições internacionais. 

Portanto, sempre que for adquirir um equipamento, o mais recomendado é que ele possua essas certificações, assim como os da Innova Safety têm. 
Este conteúdo te ajudou? Se quiser aprender mais sobre trabalho em altura e esportes radicais, acesse a comunidade da Innova Safety!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras postagens da comunidade

Nosso horário de atendimento é de segunda à sexta das 08:00 às 18:00. Aos fins de semana e feriado não há atendimento.

Por favor insira seus dados para ser redirecionado ao setor responsável

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdo.