O significado de Rapel ou Rappel (do francês) é o processo de descida de uma vertente ou paredão na vertical com a ajuda de uma corda dupla passada sob uma coxa e sobre o ombro oposto a ela, ou por meio de um dispositivo especial que desliza controladamente pelo cabo. Esse é o rapel raiz, o início, quando tudo começou somente com corda.
Alguns exemplos de como o rapel começou acima.
Com a evolução e criação dos equipamentos para rapel, hoje o rapel é uma atividade vertical praticada com uso de cordas e equipamentos verticais adequados para a descida de paredões e vãos livres.
Atualmente a técnica de rapel é utilizada em várias atividades, como como espeleologia (exploração de grutas e cavernas), canyoning ( canionismo – exploração de rios e cânions), escalada, montanhismo, resgates e operações militares. E, como visto, faz parte de um conjunto maior chamado de Técnicas Verticais. Além disso, é a base do acesso por cordas, que está relacionado ao trabalho em altura.
Tipos de Rapel
Existem algum tipos de rapel ou modalidades. Vamos falar aqui dos 4 tipos de rapel:
Rapel positivo ou Clássico ou Vertical
É o tipo de Rapel mais tradicional e o mais praticado onde o praticante tem contato para uma parede ou rocha. Um exemplo é o Rapel na Montanha onde o praticante tem contato direto com a rocha.
Rapel Negativo
É o tipo de rapel em que o praticante não tem contato com nenhuma superfície, parede ou rocha.
Rapel Guiado
Neste tipo de Rapel existe uma outra corda que guia o praticante durante a descida dele para um determinado ponto.
Muito utilizado quando é necessário desviar o praticante de um local onde haja risco, tais como: poços profundos, pedras, grande fluxo de água, etc.
Rapel de Frente ou Assault
É um tipo de rapel onde o praticante desce de frente, com ou sem contato com uma superfície.
Imagens e revisão de conteúdo realizadas por: Fábio Senna
Clique aqui e conheça mais sobre seu trabalho!
A Innova Safety foi fundada com o propósito de produzir equipamentos de segurança para atividade esportiva e profissional. Nossa filosofia tem sido: “Inovar, ouvindo a opinião do público formador de opinião desenvolvendo produtos que vão ao encontro das necessidades do mercado”.