Conheça um pouco sobre o início do rapel!

Compartilhe esta postagem

O significado de Rapel ou Rappel (do francês) é o processo de descida de uma vertente ou paredão na vertical com a ajuda de uma corda dupla passada sob uma coxa e sobre o ombro oposto a ela, ou por meio de um dispositivo especial que desliza controladamente pelo cabo. Esse é o rapel raiz, o início, quando tudo começou somente com corda.

Alguns exemplos de como o rapel começou acima.

Com a evolução e criação dos equipamentos para rapel, hoje o rapel é uma atividade vertical praticada com uso de cordas e equipamentos verticais adequados para a descida de paredões e vãos livres.

Atualmente a técnica de rapel é utilizada em várias atividades, como como espeleologia (exploração de grutas e cavernas), canyoning ( canionismo – exploração de rios e cânions), escalada, montanhismo, resgates e operações militares. E, como visto, faz parte de um conjunto maior chamado de Técnicas Verticais. Além disso, é a base do acesso por cordas, que está relacionado ao trabalho em altura.

Tipos de Rapel

 

Existem algum tipos de rapel ou modalidades. Vamos falar aqui dos 4 tipos de rapel:

Rapel positivo ou Clássico ou Vertical

É o tipo de Rapel mais tradicional e o mais praticado onde o praticante tem contato para uma parede ou rocha. Um exemplo é o Rapel na Montanha onde o praticante tem contato direto com a rocha.

Rapel Negativo

É o tipo de rapel em que o praticante não tem contato com nenhuma superfície, parede ou rocha.

Rapel Guiado

Neste tipo de Rapel existe uma outra corda que guia o praticante durante a descida dele para um determinado ponto.
Muito utilizado quando é necessário desviar o praticante de um local onde haja risco, tais como: poços profundos, pedras, grande fluxo de água, etc.

Rapel de Frente ou Assault

É um tipo de rapel onde o praticante desce de frente, com ou sem contato com uma superfície.

Imagens e revisão de conteúdo realizadas por: Fábio Senna
Clique aqui e conheça mais sobre seu trabalho!

A Innova Safety foi fundada com o propósito de produzir equipamentos de segurança para atividade esportiva e profissional. Nossa filosofia tem sido: “Inovar, ouvindo a opinião do público formador de opinião desenvolvendo produtos que vão ao encontro das necessidades do mercado”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras postagens da comunidade

Dois homens correndo riscos de trabalho em altura
Posts industriais

Riscos do trabalho em altura: veja como prevenir!

Os riscos do trabalho em altura exigem atenção redobrada para evitar acidentes graves. Atividades realizadas acima de dois metros do solo envolvem perigos como quedas

Por favor insira seus dados para ser redirecionado ao setor responsável