Corda de segurança para trabalho em altura: importância, tipos e melhores práticas 2024

Corda de segurança para trabalho em altura: importância, tipos e melhores práticas 2024

Compartilhe esta postagem

A corda de segurança para trabalho em altura é crucial para garantir a segurança dos trabalhadores, sendo essencial também para a ancoragem, posicionamento e movimentação vertical. 

Sua escolha adequada, em conformidade com as Normas Regulamentadoras (NRs), é fundamental para prevenir acidentes e assegurar máxima proteção. 

Para isso, é recomendável conhecer a especificação de cada corda para trabalho em altura, que é o que vamos mostrar neste conteúdo hoje.

Acompanhe!

Qual o tipo de corda para trabalho em altura?

A escolha do tipo de corda de segurança para trabalho em altura depende do contexto da atividade e das regras de segurança aplicáveis.

Para trabalhos em andaimes ou situações que demandam maior estabilidade, cordas estáticas podem ser mais apropriadas, já que proporcionam menos elasticidade e melhoram a posição do trabalhador.

Falaremos sobre esses modelos para você conhecer melhor e fazer uma boa escolha:

Corda NR18

Qual o tipo de corda para trabalho em altura?

A corda de segurança NR-18 foi desenvolvida exclusivamente para uso em Cadeira Suspensa e Cabo Guia de Segurança para Fixação do Trava-queda.

Essas especificações seguem a publicação da Secretaria de Inspeção do Trabalho / Diretor do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, inserido na Norma Regulamentadora 18 – Portaria nº 13 de 09 de julho de 2002.

Corda semi-estática (NR35)

Corda de segurança para trabalho em altura: conheça os tipos

A Corda semi-estática é um tipo usado em atividades nas quais a prevenção de queda é de suma importância, mas também pode ser preciso lidar com forças moderadas de impacto.

Isso as torna adequadas para diversas atividades, como resgate em altura, acesso por cordas e outros trabalhos realizados nessas condições.

Para garantir a eficácia e segurança deste modelo, é necessário que o trabalhador esteja constantemente posicionado abaixo do ponto de ancoragem. 

Isso se deve ao fato de que a corda apresenta uma elasticidade de 2% em condições normais de carga, podendo estender-se até 20% em casos de impacto severo.

Leia também: Fator De Queda NR 35: Entenda O Conceito, Cálculo E Dicas Práticas

Corda dinâmica (ou elástica)

Corda de segurança para trabalho em altura: conheça os tipos

Entre as opções de cordas de segurança para trabalho em altura, este modelo é amplamente preferido por escaladores, já que sua principal função é absorver a energia em caso de queda. Em condições normais de carga, a corda pode esticar-se entre 7% e 10%.

No entanto, em situações de carga de choque, esse estiramento pode atingir entre 40% e 60%. Isso explica, entre outros motivos, por que esse tipo de corda é escolhido em cenários nos quais o ponto de ancoragem está localizado abaixo do usuário.

A compreensão dessas características faz parte essencial do treinamento para garantir o uso seguro e eficaz dessas cordas em ambientes de trabalho em altura.

Qual a espessura da corda para trabalho em altura?

Assim como o tipo de corda de segurança para trabalho em altura, a espessura dela depende de diferentes fatores, como:

  • tipo de atividade;
  • carga;
  • normas de segurança;
  • condições ambientais.

É possível encontrar uma boa variedade de diâmetros de corda para trabalho em altura. Por exemplo, cordas com diâmetros entre 10 mm e 13 mm são comuns para muitas aplicações. 

Diâmetros menores podem ser mais leves e fáceis de manusear, só que podem ter uma capacidade de carga menor. Diâmetros maiores, por outro lado, podem ser mais robustos, mas também mais pesados.

Então, qual a melhor corda para trabalho em altura?

A resposta é que não existe uma única corda melhor, porque a escolha vai variar conforme a natureza específica da atividade, os requisitos de carga, as condições ambientais e as normas de segurança aplicáveis. 

Quem regulamenta o acesso por cordas no Brasil?

O acesso por cordas no Brasil é fiscalizado e orientado pela Associação Comercial de Acesso por Corda Industrial (IRATA BRASIL). Basicamente, uma autoridade independente que regula e supervisiona essas atividades para garantir a segurança aos profissionais.

A IRATA estabelece diretrizes rigorosas, normas de segurança e procedimentos operacionais para as empresas e profissionais envolvidos nessa prática.

Além disso, ela oferece programas de certificação e treinamento para assegurar que os trabalhadores estejam devidamente qualificados e atualizados quanto às melhores práticas.

Em síntese, a fiscalização e orientação fornecidas pela IRATA visam assegurar tanto a proteção dos profissionais quanto a eficiência das operações de acesso por cordas.

Vantagens e benefícios do uso da corda de segurança

O uso da corda de segurança oferece inúmeras vantagens e benefícios para trabalhadores envolvidos em atividades em altura.

Conheça as principais:

Proteção da integridade física

Corda de segurança para trabalho em altura: importância, tipos e melhores práticas 2024

A corda atua como um mecanismo crucial na prevenção de acidentes, o que reduz consideravelmente os riscos de quedas e outros acidentes de trabalho em altura.

É como se as cordas oferecessem uma camada extra de proteção aos profissionais que atuam nessas atividades.

Adaptação a diferentes ambientes de trabalho

As cordas de segurança são projetadas para se adaptar a uma variedade de ambientes de trabalho, desde construções industriais até ambientes naturais. 

Isso é uma vantagem, porque proporciona mais flexibilidade e versatilidade para a execução de tarefas em alturas elevadas.

Conformidade com normas e regulamentos

Por fim, o uso de corda de segurança para trabalho em altura assegura conformidade com as Normas Regulamentadoras determinadas por órgãos especializados.

Ao seguir as normas específicas para o uso de cordas em trabalhos em altura, as organizações demonstram responsabilidade legal e compromisso com a segurança dos colaboradores.

E tem mais, estar em conformidade com as NRs é importante para evitar penalidades financeiras e preservar a reputação da organização perante seus colaboradores e o público em geral. 

Como você viu, as cordas de segurança para trabalho em altura são equipamentos de proteção fundamentais para essas atividades, certo?

Se você conferir a loja da Innova Safety, verá que oferecemos uma enorme variedade de modelos diferentes do produto para que você possa escolher.

Confira o catálogo de cordas de segurança para trabalho em altura da Innova Safety!

Conclusão

No geral, as cordas de segurança para trabalho em altura são itens essenciais para assegurar a integridade e a segurança dos trabalhadores envolvidos, bem como garantir a conformidade com as Normas Regulamentadoras estabelecidas.

A versatilidade das cordas, ao se ajustarem a variados cenários, proporciona aos profissionais a confiança necessária para enfrentar desafios específicos de cada função.

E enfim, ao investir em cordas de segurança de qualidade e manter práticas operacionais alinhadas com normas específicas, as empresas minimizam riscos de acidentes como também cultivam uma cultura de eficiência e segurança na organização.
Para encontrar cordas e demais equipamentos de proteção de qualidade e por um preço acessível, considere a Innova Safety como uma das melhores opções do mercado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras postagens da comunidade

Nosso horário de atendimento é de segunda à sexta das 08:00 às 18:00. Aos fins de semana e feriado não há atendimento.

Por favor insira seus dados para ser redirecionado ao setor responsável

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdo.