EPIs na indústria: importância, tipos e melhores práticas

EPIs industria

Compartilhe esta postagem

O mundo da indústria é composto por vários riscos e desafios, o que torna o conhecimento sobre Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) essencial.

Tanto para proteger os trabalhadores quanto para cumprir as normas de segurança estabelecidas.

Continue com a gente para entender melhor a importância do uso de EPI na indústria e os principais dispositivos utilizados nesses ambientes!

Por que os EPIs são essenciais na indústria?

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são importantes na indústria por preservarem o bem-estar dos colaboradores e protegê-los contra uma variedade de riscos presentes, como quedas, cortes, queimaduras e impactos.

Além disso, existem diferentes Normas Regulamentadoras (NRs) e regulamentações governamentais que exigem o uso obrigatório desses equipamentos em situações específicas de trabalho.

Sendo assim, eles também são essenciais para garantir a conformidade com essas normas e evitar possíveis penalidades legais para as empresas.

Portanto, o uso de EPI na indústria é crucial para a proteção dos colaboradores e também na manutenção da conformidade regulatória por meio do cumprimento das obrigações legais por parte das empresas.

Leia também: 

Quais os principais EPIs utilizados pela indústria?

As empresas que atuam no ramo industrial precisam utilizar diferentes equipamentos de proteção para resguardar a integridade física dos funcionários contra os riscos existentes.

Os principais EPIs incluem:

1. Proteção para a cabeça

EPIs na indústria: saiba quais são os principais

De forma geral, os itens de proteção para a cabeça são um dos mais importantes, porque previnem contra impactos causados por objetos em queda ou outras causas.

Nesta categoria, o capacete é o EPI mais emblemático. 

Fabricado com materiais resistentes capazes de absorver e dissipar a energia de impactos, o capacete também pode conter acessórios como protetores faciais ou auriculares. 

Além disso, em algumas atividades, são utilizadas toucas ou capuzes para proteger contra sujeiras ou respingos químicos.

2. Proteção para os olhos e face

Além da cabeça, proteger os olhos e a face é crucial para evitar lesões provenientes de contato com elementos químicos, radiação, sujeiras e outros.

Neste sentido, óculos de segurança são amplamente utilizados e devem ter lentes resistentes e proteção lateral.

Para a face, é possível encontrar máscaras de solda, que protegem contra faíscas e radiações ultravioleta.

3. Proteção respiratória

EPIs na indústria: importância, tipos e melhores práticas

Dentro dos EPIs essenciais para indústria também estão os itens de proteção respiratória. Inclusive, ela é ainda mais importante em ambientes onde a qualidade do ar é comprometida, seja por presença de poeiras, gases ou elementos químicos.

Alguns exemplos de itens de proteção respiratória são: 

  • máscaras;
  • respiradores;
  • equipamentos de ventilação assistida;
  • máscaras de oxigênio;
  • filtros para respiradores.

4. Proteção para as mãos e pés

As mãos e os pés são extremamente vulneráveis a cortes, queimaduras, choques elétricos e esmagamentos.

Isso sem mencionar que são as partes do corpo responsáveis pela estabilidade e mobilidade durante as atividades industriais.

Por isso, luvas e calçados de segurança são amplamente utilizados para proteger as mãos e os pés dos trabalhadores contra os riscos das funções.

As luvas de segurança ajudam a prevenir cortes, abrasões, queimaduras químicas e térmicas, enquanto os calçados de segurança oferecem proteção contra impactos e esmagamentos, por exemplo.

5. Proteção auditiva

EPIs industria: proteção audititva

Em ambientes com níveis elevados de ruído, a proteção auditiva é de suma importância para prevenir perdas auditivas graves.

Por essa razão, são usados protetores auriculares, como tampões de ouvido ou abafadores de som, para diminuir a intensidade do som que chega aos ouvidos. 

É importante que a escolha desses equipamentos leve em consideração o nível dos ruídos e a frequência de exposição ao risco.

Qual NR trata dos EPIs na indústria?

A Norma Regulamentadora que fala sobre o uso dos EPIs no trabalho na indústria e demais ambientes é a NR 6. 

Estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil (MTE), essa diretriz determina os requisitos mínimos para a utilização, fornecimento, capacitação, fiscalização e demais aspectos relacionados aos Equipamentos de Proteção Individual. 

Além dessa regulamentação, a Norma Regulamentadora 12 (NR 12) trata especificamente da segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, o que inclui diversas questões associadas à atividade industrial.

No caso, ela também engloba requisitos relacionados ao uso adequado de EPIs pelos trabalhadores nesses locais.

As responsabilidades das empresas e trabalhadores

Tanto as empresas quanto os trabalhadores são responsáveis pelo uso adequado dos equipamentos de segurança para garantir a segurança industrial.

Entenda melhor sobre essas responsabilidades compartilhadas:

Empresas

Uma das principais obrigações das empresas é fornecer os EPIs adequados e em bom estado de conservação para os trabalhadores, conforme os riscos presentes em cada atividade laboral.

Além disso, as corporações devem oferecer treinamentos e capacitações sobre o uso correto desses equipamentos.

Esses treinamentos abrangem a maneira correta de vestir e ajustar os EPIs e também inclui informações sobre a manutenção adequada, armazenamento e inspeção dos dispositivos.

Trabalhadores

EPIs na indústria: saiba quais são os principais

Os trabalhadores têm a responsabilidade de utilizar os EPIs fornecidos pela empresa de forma adequada, participar dos treinamentos, comunicar problemas relacionados aos dispositivos e seguir todas as práticas de segurança estabelecidas pela empresa.

Ao cumprir essas responsabilidades, os trabalhadores contribuem para manter um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Saiba como a Innova Safety pode te ajudar!

A Innova Safety é uma das melhores fornecedoras que você vai encontrar para comprar equipamentos de segurança para trabalho em altura nas indústrias ou em qualquer outro ambiente.

Contamos com produtos Premium, que integram o conforto, durabilidade e alta performance necessários para garantir a segurança dos trabalhadores nessas atividades.

Além disso, oferecemos uma ampla variedade de equipamentos certificados e em conformidade com as normas de segurança, o que proporciona tranquilidade e confiança para a sua empresa.

Confira os produtos da Innova Safety e garanta a segurança das suas atividades!

Conclusão

Como mostramos neste conteúdo, os EPIs na indústria desempenham um papel de suma importância para proteger os trabalhadores contra uma variedade de riscos ocupacionais.

Desde proteção contra quedas, cortes, queimaduras até exposição a substâncias químicas e agentes nocivos, os EPIs são essenciais para prevenir acidentes nessa área.

Além disso, ao cumprir as normas regulamentadoras e investir na segurança dos colaboradores, as empresas também protegem sua reputação, evitam problemas legais, reduzem custos com acidentes e aumentam a produtividade da equipe.

Restou alguma dúvida? Entre em contato com a Innova Safety!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras postagens da comunidade

Nosso horário de atendimento é de segunda à sexta das 08:00 às 18:00. Aos fins de semana e feriado não há atendimento.

Por favor insira seus dados para ser redirecionado ao setor responsável

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdo.