fbpx

Cadeirinha de Escalada

Aqui na Innova Safety, você encontra diversos modelos de cadeirinha de escalada, como as opções Slim e Soft com Olhal Traseiro e Innova, que são equipamentos certificados pela UIAA.

Nossa Cadeirinha Canyon foi desenvolvida especialmente para a prática do Canionismo, ou Canyoning, técnica de rapel feita em cachoeiras. Nossa Cadeirinha de Escalada Softplus possui um peitoral integrado, trazendo mais segurança e conforto para algumas atividades.

Todos os nossos modelos possuem tamanho T0, ideal para garantir a segurança do público infantil.

Dúvidas Frequentes

A Cadeirinha de Escalada da Innova Safety é o equipamento ideal para quem pratica esportes em altura e quem trabalha com este segmento, ou em qualquer outro semelhante. Com ela, sua diversão e segurança estão garantidas. É essencial conferir todas as informações sobre esta ferramenta e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto. Para te ajudar, a equipe Innova Safety reuniu abaixo todas as dúvidas frequentes e as melhores respostas. Acompanhe!

Importância da cadeirinha de escalada

A Cadeirinha de Escalada precisa fazer parte do dia a dia de trabalho e dos acessórios disponíveis ao público em empresas de esportes ao ar livre. Afinal, é ela que garante a segurança e a execução tranquila do percurso.

Vale lembrar que o uso de cadeirinhas (ou arnês) confortáveis não limitam o usuário em seus movimentos. Além disso, pela quantidade de espuma na área das pernas, lombar e dorsal, o rendimento se torna maior.

Sem dúvidas, o uso de equipamentos adequados e confortáveis é sempre mais vantajoso para parques de aventura, hotéis com atividades ao ar livre e empresas de trabalho em altura. Afinal, evitar acidentes e tornar a experiência ainda mais confortável e prudente deve ser um objetivo comum de ambas as partes: tanto de quem oferece a atividade, quanto de quem desfruta dela. Isso é possível com o uso de uma boa cadeirinha para trabalho em altura.

Para que serve a cadeirinha de escalada?

Apesar do nome, a Cadeirinha de Escalada não é útil apenas para escalar. Ela atende também a diversos outros esportes e turismos de aventura. O Ministério do Turismo define que esse termo compreende “os movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo.”

Você sabia que, quando o assunto é recursos naturais para o turismo, somos o primeiro mundo, de acordo com a Organização Mundial para o Turismo e o Fórum Econômico Mundial de Davos?

É isso mesmo! O Brasil é um grande destino para as viagens na natureza e para as atividades da vida ao ar livre. De norte a sul, de leste a oeste, o país oferece paisagens incríveis, inúmeros Parques Nacionais, diversidade de culturas e muitos destinos para serem explorados.

E para aproveitar tudo isso, diversas atividades em terra, na água e no ar estão à disposição dos viajantes. Vale lembrar que as atividades de ecoturismo e turismo de aventura, apesar de usarem em suas práticas os chamados “esportes de natureza”, não são necessariamente esportes radicais, pois quando realizados com profissionalismo e respeito à legislação, são atividades divertidas, seguras e adequadas ao uso recreativo para todos.

O importante é garantir a segurança e conforto mesmo em condições de práticas extremas e desafiadoras. A seguir, confira em detalhes como a cadeirinha suspensa atua em cada esporte específico.

Tirolesa

“Produto em que a atividade principal é o deslizamento do cliente em uma linha aérea ligando dois pontos afastados na horizontal ou em desnível, utilizando procedimentos e equipamentos específicos” (ABNT).

É um deslocamento rápido, cujo deslize ocorre com o auxílio obrigatório de roldanas, mosquetões e uma cadeira para tirolesa. A velocidade depende do peso do praticante e da tensão e inclinação do cabo. Existe a tirolesa seca e a molhada, quando permite que o praticante toque a água.

Como a tirolesa oferece o raro privilégio de sobrevoar vales, rios, lagos, cachoeiras e matas com segurança, logo caiu nas graças do turismo de aventura.

No Brasil, tem se multiplicado nos parques de aventura, onde faz enorme sucesso entre as crianças. A atividade tem tudo para agradar aos iniciantes, pois não exige esforço físico nem conhecimento técnico.

Com a tirolesa, todos – inclusive pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida – podem experimentar a sensação de voar. É diversão garantida quando utiliza a cadeirinha para trabalho em altura da Innova Safety!

Rapel

Segundo a ABNT, o rapel é o “produto em que a atividade principal é a descida, em ambientes secos, em corda, utilizando procedimentos e equipamentos específicos.”

Do topo de um cânion ou de um paredão de pedra, tudo o que se vê é a mata ao redor e uma vista panorâmica de arrepiar. Há lugares assim que são mirantes. Mas eles podem ser muito mais do que isso.

Basta ter cordas, mosquetões, cadeirinha para rapel e alguns outros equipamentos à mão, junto a um bom condutor ao lado, e pronto: você pode descer o cânion por dentro, pendurado pela corda solta no vão, reparando em como a paisagem muda ao longo da brincadeira. Às vezes, só por cordas, é possível atingir lugares inexplorados que de outra maneira seriam inacessíveis.

A descida pode ser mais rápida e emocionante ou mais contemplativa – basta controlar a velocidade do deslizamento com as luvas e com o freio metálico onde a corda é enlaçada. Lá embaixo, no chão, outro condutor tensiona a corda para que ela fique esticada e permita uma descida mais segura.

Além desse rapel no meio do abismo, chamado de negativo, há ainda o rapel em positivo, quando dá para descer apoiando-se os pés na rocha. É, basicamente, o caminho contrário daquele feito pelo escalador.

Arvorismo

“Locomoção por percursos em altura instalados em árvores ou em outras estruturas”. (ABNT).

Uma floresta de árvores frondosas já é fascinante quando vista de baixo. Imagine então como seria conhecê-la do alto da copa das árvores. Todos se divertem indo de árvore em árvore por meio de pontes de corda, escadas, redes e vários outros tipos de obstáculos. Tudo, claro, com muita segurança utilizando a cadeirinha de escalada.

Canionismo e Cachoeirismo

Geralmente, há uma confusão entre os dois conceitos. O cachoeirismo trata-se da “descida de quedas d’água, seguindo ou não o curso d’água, usando técnicas verticais.” (ABNT). Configura apenas a descida de cascatas ou cachoeiras, sem o percurso extenso.

Já o canionismo engloba a “descida de cursos d’água usualmente em cânions, sem embarcação, com transposição de obstáculos aquáticos, horizontais ou verticais.” (ABNT).

Nesta descida o participante transpõe cachoeiras, saltos, tobogãs e outros obstáculos naturais utilizando diversas técnicas de exploração – como rapel, flutuação, mergulho e saltos, todos com o auxílio de uma cadeirinha para trabalho em altura. O canionismo consiste em seguir o percurso traçado por um curso d’água no interior de um cânion, desde seu início até o seu final, o que pode incluir, ou não, descidas de cachoeiras.

Espeleoturismo

“Atividades desenvolvidas em cavernas (grutas, lapas, tocas e afins), oferecidas comercialmente, em caráter recreativo e de finalidade turística.” (ABNT).

A atividade ofertada turisticamente pode ter o acréscimo de iluminação artificial ou degraus e as cavernas podem ser visitadas num passeio guiado simples, sem o uso de equipamento específico além do capacete, é claro.

Já no espeleoturismo de aventura é necessária a transposição de obstáculos naturais, como rochas, cachoeiras e até rios subterrâneos. Capacetes e lanternas, nesse caso, são imprescindíveis, bem como cadeirinhas para trabalho em altura e acompanhamento de condutores especializados no ambiente espeleológico.

Outras cavernas exigem técnicas um pouco mais avançadas, como é o caso de abismos verticais e cavernas alagadas. Aqui, geralmente as empresas realizam um pequeno treinamento no local, antes de começar o passeio. A duração dos percursos varia tanto quanto a extensão das cavernas brasileiras: você pode passar tanto 1h quanto um dia inteiro embaixo da terra.

Esta atividade atrai cada vez mais adeptos no Brasil e é bem difundida ao redor de todo o mundo. Os turistas se veem envolvidos na magia de descobrir um ambiente totalmente diferente do que estão habituados.

Escalada

A escalada é definida pela ABNT como “ascensão de montanhas, paredes ou blocos rochosos”. Atividade praticada em duplas ou em grupo, abrangendo variadas modalidades: a escalada de pequenos blocos (boulder), falésias (via), grandes paredes rochosas, alta montanha e ainda em muros artificiais elaborados para tal.

Como um produto de turismo de aventura e recreação, as modalidades ofertadas vão de muros artificiais a falésias e paredes rochosas com grau de dificuldade baixo. A experiência de ascender verticalmente utilizando de seu próprio esforço faz com que esta atividade atraia muito adeptos.

Quando praticada em ambiente natural ainda proporciona belas vistas a ser apreciada ao fim da atividade. A escalada é uma atividade bastante segura, com diversos equipamentos de segurança altamente desenvolvidos, como a cadeirinha de escalada. É praticada há centenas de anos em todo o mundo por pessoas de todas as idades.

Certificação UIAA para cadeirinha de escalada

Aqui na Innova Safety, é comum encontrar equipamentos com a certificação UIAA, como acontece com os diversos modelos de cadeirinha de escalada disponíveis por aqui. Mas afinal, o que significa essa certificação?

A União Internacional das Associações de Alpinismo, mais conhecida pela sigla UIAA, é uma organização que representa interesses de alpinistas ao redor de todo o mundo. Na indústria de materiais relacionados com montanha e a escalada, UIAA desempenhou um papel crucial no desenvolvimento de padrões nas regulamentações de segurança para os equipamentos usados nessas atividades.

Por isso, ela é a melhor certificação atual, perfeita para garantir e assegurar a qualidade e segurança dos equipamentos fornecidos. Você pode confiar! O que acha de entrar em contato com nossa equipe comercial e solicitar seu orçamento de cadeirinhas suspensas?

Nosso horário de atendimento é de segunda à sexta das 08:00 às 18:00. Aos fins de semana e feriado não há atendimento.

Por favor insira seus dados para ser redirecionado ao setor responsável

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdo.